Co-produzido pela SIC, OPTO e Câmara Municipal de Lisboa e com o apoio do Turismo de Portugal, o Tribeca Festival Lisboa será um espaço de encontro e diálogo onde a arte, o cinema, a cultura e os tópicos do momento se cruzam numa experiência inesquecível à beira-rio. Acontece nos dias 18 e 19 de outubro e conta com a Hyundai e a MEO como patrocinadores principais.
Lisboa, 5 de setembro — O Tribeca Festival Lisboa anuncia que o humorista, cronista e apresentador de televisão Ricardo Araújo Pereira e a atriz Whoopi Goldberg vão protagonizar um painel exclusivo de conversa intitulado “Laughter, Tears, and Healing: The Power of Comedy and Drama in Mental Health (and Storytelling)”. Este momento ocupará o palco principal do evento no Beato Innovation District e será um dos eventos centrais do festival.
Neste painel, será abordada a forma como a comédia e o drama se complementam, possibilitando uma experiência única e entusiasmante para o público do Tribeca Festival Lisboa.
O evento, que será a primeira grande edição do Tribeca Festival na Europa, conta com a MEO e a Hyundai enquanto patrocinadores principais. A MEO, enquanto parceira tecnológica, vai assegurar que todas as sessões e eventos a ocupar o Beato Innovation Distrcit dispõem da melhor infraestrutura digital. Já a Hyundai, enquanto parceira de mobilidade, garantirá soluções de transporte acessíveis e sustentáveis para a mobilidade durante o evento.
“A participação da Hyundai como Main Sponsor no Tribeca Festival Lisbon demonstra o nosso compromisso para com o valor do ser humano através da arte e da tecnologia, aliás este é um pilar fundamental do compromisso da Hyundai – ‘Progresso pela Humanidade’”, afirma João Pereira, Diretor de Comunicação e Relações Públicas da Hyundai Portugal, que acrescenta: “Para a Hyundai é fundamental estar aos lado dos projetos inovadores, com chancela de elevada qualidade e que ajudam a elevar a notoriedade e posicionamento de Marca”.
Para Luiza Galindo, Diretora de Marca e Comunicação MEO, “esta parceria marca a continuidade da aposta do MEO em oferecer os melhores conteúdos a todos. Ela consagra o encontro entre aquele que é um dos mais emblemáticos eventos de entretenimento mundiais e a operadora que os portugueses elegem consecutivamente como o seu veículo preferido de acesso a esse entretenimento. Seja através das séries e filmes, que veem através da box MEO em casa, ou dos eventos de música a que a marca surge historicamente associada, o MEO está presente nos momentos mais emocionantes da vida das pessoas”. E sublinha: “Não podíamos não nos aliar a esta vinda das grandes estrelas da indústria cinematográfica a Lisboa e a esta celebração da cultura Pop. Estamos certos de que será uma experiência inesquecível”.
O encontro de Ricardo Araújo Pereira e Whoopi Goldberg
A conversa de Ricardo Araújo Pereira e Whoopi Goldberg está marcada para 18 de outubro. Durante o painel, ambas as personalidades vão explorar a importância da comédia e do drama não só na forma como lidamos com a saúde mental, mas também a importância que ambos os elementos têm na construção de narrativas no ecrã.
Entre os principais tópicos a serem discutidos estão o papel da comédia na abordagem ao storyteling e o papel terapêutico do humor e do drama na vida do espectador moderno.
As duas personalidades discutirão a evolução da narrativa cómica e dramática: a transformação destes géneros ao longo do tempo e através de culturas diversas; e de como se pode quebrar o estigma em torno da saúde mental, utilizando histórias para promover uma mudança de perspetiva e empatia.
Para Mónica Serrano, Diretora de Marketing, Comunicação e Atelier Impresa do Grupo Impresa, este é a prova de como o Tribeca Festival Lisboa vai querer cruzar o talento nacional e internacional ao longo de todo o evento que ocupará a zona tecnológica e vibrante do Beato Innovation District, em Lisboa: “O Tribeca Festival Lisboa será um festival que procurará um grande cruzamento entre a indústria nacional e internacional ao longo de dois dias. Em primeiro lugar, vamos permitir o visionamento de produções idealizadas por portugueses e de histórias trazidas para LIsboa através da equipa americana do Tribeca, mas também porque vamos promover grandes e exclusivas conversas entre as nossas grandes estrelas e as de Hollywood — aquelas que nos habituámos a ver diariamente nos nossos ecrãs. Este painel entre o nosso Ricardo Araújo Pereira e a icónica Whoopi Goldberg reforça este nosso compromisso em cruzar a nossa portugalidade com o mundo e, no caso, os EUA, e teremos grandes novidades para anunciar nas próximas semanas.”
A SIC, a OPTO e a Câmara Municipal de Lisboa e o Turismo de Portugal orgulham-se de apoiar a primeira edição europeia do Festival Tribeca. Com um compromisso comum de promover a cultura e a criatividade, as três entidades estão empenhadas em ajudar o festival a divulgar o melhor do cinema, da arte e da inovação portuguesas e internacionais. Com a contribuição dos seus patrocinadores, MEO e Hyundai, o Tribeca Festival Lisboa reafirma o seu compromisso em criar uma plataforma que une criatividade, inovação, cultura e bem-estar.
Para saber mais sobre o Festival Tribeca Lisboa, por favor visite o site oficial do evento.
Sobre a Tribeca Enterprises:
A Tribeca Enterprises é uma empresa multiplataforma de media e entretenimento, que detém e opera o Festival de Tribeca, os Tribeca Studios e a produtora m ss ng p eces. Com fortes raízes no cinema independente, Tribeca é sinónimo de expressão criativa e entretenimento. Fundada em 2003 por Robert De Niro, Jane Rosenthal e Craig Hatkoff, a Tribeca Enterprises junta os artistas ao público para celebrar o storytelling em todas as suas formas, entre as quais: cinema, televisão, música, narrativas em áudio, jogos e XR. A Tribeca defende vozes emergentes e consolidadas, descobre talentos premiados, faz a curadoria de experiências inovadoras e apresenta novas ideias através de estreias exclusivas, exposições, conversas e atuações ao vivo. Em 2019, a Lupa Systems, de James Murdoch, comprou uma participação maioritária da Tribeca Enterprises, reunindo Rosenthal, De Niro e Murdoch para fazer crescer a empresa.
Sobre a SIC:
A SIC, cujas emissões se iniciaram a 6 de outubro de 1992, foi o primeiro canal privado de televisão a operar em Portugal, tornando-se um contributo decisivo para a pluralidade e independência da informação e uma lufada de ar fresco na oferta televisiva. A SIC é o principal canal do grupo IMPRESA, um importante grupo de media português e um dos maiores do país. A SIC opera canais de televisão e plataformas digitais. Globalmente, a SIC desempenha um papel significativo no panorama dos meios de comunicação portugueses, oferecendo uma gama diversificada de programação para satisfazer os interesses e preferências de diferentes públicos.
Sobre a Opto:
A Opto é a plataforma de streaming do grupo Impresa. Oferece acesso a conteúdos televisivos nacionais selecionados, abrangendo mais de 14 mil horas de programação. Desde filmes, séries e telenovelas, passando por documentários e segmentos informativos, a Opto oferece conteúdos com a qualidade e rigor jornalísticos associados à SIC e SIC Notícias, as marcas de entretenimento e media do Grupo Impresa.
Sobre o Beato Innovation District – BID:
Sede da Unicorn Factory, o BID é o principal polo de inovação da cidade de Lisboa e o ponto de encontro por excelência para empreendedores e criadores de todo o mundo, que dão vida à comunidade tecnológica da cidade. Acolhe mais de 60 eventos por ano, incluindo programas de aceleração e incubação de startups, conferências especializadas, oportunidades de networking e iniciativas destinadas a estudantes de todas as idades. Focando na capacidade dos empreendedores em fazer crescer negócios disruptivos e com potencial de escala, o BID alia o desenvolvimento de novas tecnologias a espaços de cariz cultural, promovendo o cruzamento entre diferentes saberes e disciplinas que fomentam a criação de valor e de emprego para a economia da cidade. Em 2023, o projeto valeu a Lisboa a distinção de European Capital of Innovation, atribuída pela Comissão Europeia.