COMPRAR BILHETES TRIBECA FESTIVAL LISBOA
COMPRAR BILHETES TRIBECA FESTIVAL LISBOA
COMPRAR BILHETES TRIBECA FESTIVAL LISBOA
COMPRAR BILHETES TRIBECA FESTIVAL LISBOA
COMPRAR BILHETES TRIBECA FESTIVAL LISBOA
COMPRAR BILHETES TRIBECA FESTIVAL LISBOA
COMPRAR BILHETES TRIBECA FESTIVAL LISBOA
COMPRAR BILHETES TRIBECA FESTIVAL LISBOA
COMPRAR BILHETES TRIBECA FESTIVAL LISBOA
COMPRAR BILHETES TRIBECA FESTIVAL LISBOA
COMPRAR BILHETES TRIBECA FESTIVAL LISBOA
COMPRAR BILHETES TRIBECA FESTIVAL LISBOA
Photo Ava DuVernay

Ava DuVernay, Edie Falco, Veronica Falcón e Ed Westick confirmados no Tribeca Festival Lisboa

Festival regressa ao Hub Criativo do Beato e vai mostrar "Eleanor the Great", primeiro filme realizado por Scarlett Johansson. Orçamento e montante de apoio público divulgados após o final do evento.

O Tribeca Festival Lisboa fechou a programação para a segunda edição, marcada para decorrer entre 30 de outubro a 1 de novembro, aumentando assim para três dias de programação.

A iniciativa — que replica em Portugal o festival originário de Nova Iorque numa parceria com o grupo Impresa e a Câmara Municipal de Lisboa — volta a ter o Hub Criativo do Beato como epicentro, mas agora com novas salas nas imediações deste local, como a The Theater, no Teatro Ibérico, e The Chapel, na capela do Convento do Beato.

Entre as derradeiras confirmações — anunciadas num evento decorrido esta quinta-feira no Hub Criativo do Beato, sem direito a perguntas dos jornalistas — estão a presença da atriz Edie Falco, particularmente conhecida pelos seus papéis nas séries Os Sopranos e Nurse Jackie, e a realizadora e produtora Ava DuVernay, responsável por filmes como Selma e Origin, assim como pela série When They See Us.

Marcam ainda presença a atriz mexicana Veronica Falcón, particularmente conhecida pela sua atuação em séries como Ozark, Queen of the South e Perry Mason e o ator Ed Westick, que se popularizou através da série Gossip Girl. Estas novidades juntam-se às já reveladas nos últimos meses, como a presença das atrizes Kim Cattrall e Meg Ryan e do ator Giancarlo Esposito, assim como de Joaquim de Almeida e Daniela Ruah.

No que toca a filmes, foram anunciadas mais três exibições a decorrer durante o festival. Um dos grandes destaques é Eleanor the Great, estreia da atriz Scarlett Johansson na realização e que conta com June Squibb no papel principal. Apresentam-se ainda em estreia If I Had Legs I’d Kick You, de Mary Bronstein, com Rose Byrne, Conan O’Brian, Danielle Macdonald e Christian Slater no elenco, e All We Cannot See, filme do cineasta venezuelano Alberto Arvelo e que foi parcialmente realizado em Portugal.

Já tinha sido anunciada a estreia de Bugonia, o novo filme de Yorgos Lanthimos, assim como sessões de Dreams, de Michel Franco, Honeyjoon, de Lilian T. Mehrel, e The Best You Can, de Michael J. Weithorn. In the Hand of Dante, a mais recente obra de Julian Schnabel, será exibido na Opening Night, a 29 de outubro, sendo que o realizador norte-americano também vai marcar presença no festival.

A organização do evento refere que, ao todo, serão exibidas 18 produções ao longo do certame, 12 de origem internacional e seis de cariz nacional. Entre as últimas constam longas-metragens como Match, de Duarte Neves, A Memória do Cheiro das Coisas, de António Ferreira, Além do Horizonte — A Travessia, de Fernando Vendrell, e o documentário Feel the Magic: Ticha Penicheiro — Against All Odds, de André Braz, sobre a basquetebolista portuguesa.

Na apresentação desta quinta-feira foi também anunciado o programa de conversas a decorrer não só no palco Lisboa Stage by MEO, mas também no palco The Auditorium by Vilamoura. No que toca ao primeiro, Kim Cattrall e Daniela Ruah discutem o seu percurso longe do seu país de origem em “No Fixed Address: A Life in Global Storytelling”, Giancarlo Esposito e Edie Falco juntam-se ao ator português Albano Jerónimo para “The Weight of a Character”, onde conversam sobre o que implica o trabalho de preparação para representar personagens e Meg Ryan dará uma entrevista a Catarina Furtado em “In My Own Words: Meg Ryan on Image, Identity and Reinvention”.

Juntam-se ainda conversas com painéis exclusivamente nacionais, como uma sobre o impacto da série Rabo de Peixe na localidade açoriana onde a sua narrativa decorre, assim como as razões para o seu sucesso, juntando o seu criador, Augusto Fraga, a membros do elenco, como Joaquim de Almeida, Afonso Pimentel e Helena Caldeira. Outra, sobre o politicamente correto, junta Ricardo Araújo Pereira, Daniel Oliveira, José Maria Pimentel e Ricardo Costa.

O Tribeca Festival Lisboa vai ainda ter sessões ao vivo de podcasts, não só do universo Impresa — como A Beleza das Pequenas Coisas, de Bernardo Mendonça, Geração 90, de Júlia Palha, e Humor à Primeira Vista, de Gustavo Carvalho, entre outros — como também fora, sendo exemplos Voz de Cama, de Ana Markl e Tânia Graça, e Debaixo da Língua, de Rui Maria Pêgo.

Full Article in – Observador (PT)